Quadrinhos – interdisciplinaridade e as possibilidades da narrativa

Comece por qualquer lugar e você vai achar uma trilha que vai te levar até as estrelas…

No dia 17 de janeiro, no Espaço Pampédia, um grupo dedicado à leitura aprofundada de histórias em quadrinhos – os Quadrinheiros – conduziu uma oficina de sete horas sobre o tema. Com foco nas histórias em quadrinhos do mercado norte-americano que trabalham a temática dos super-heróis, o grupo contextualizou o momento histórico das diferentes fases (conhecidas como Eras) pelas quais passou essa forma de narrativa, desenhando a evolução de uma linguagem barata, perseguida e censurada até a atual influência na produção cultural de massa.

cover

Mas por que uma oficina sobre quadrinhos num espaço que está se tornando uma Universidade Livre? Talvez você esteja se perguntando.

Uma das respostas possíveis é: por conta da interdisciplinaridade e pela possibilidade que ela nos traz de abordar múltiplos temas partindo de algo concreto, que permeou – e para alguns ainda permeia – boa parte da vida das pessoas que se interessam por quadrinhos.

A interdisciplinaridade é um dos pilares da Educação que defendemos e praticamos porque ela amplia enormemente a visão sobre qualquer tema. Observar os aspectos políticos e econômicos, como a reforma que se seguiu à crise de 1929 (New Deal), explica o Super Homem como o messias proletário que combate assaltantes de banco e os políticos corruptos em suas primeiras histórias.

O papel de baixa qualidade e a impressão colorida cheia de falhas ampliavam a sensação de submundo que as histórias retratavam. Do romantismo heroico dos anos 1930 aos heróis torturados e agonizantes dos anos 1980, o uso político (perseguição aos comunistas dos anos 1950) e a efervescência social das duas décadas seguintes, as histórias em quadrinhos dialogaram com o mundo, por vezes de forma velada e em outras abertamente, servindo de espelho para as mudanças da sociedade e de voz solitária de vanguarda.

Uma linguagem que integra imagem e texto, com uma forma de leitura muito particular, permite a apreensão da passagem do tempo que quebra a linearidade da narrativa – afinal, abrir uma página de quadrinhos é olhar para o passado (o primeiro quadro da página), o presente (qualquer um dos quadros que seja o foco dos olhos naquele momento), e o futuro (o último quadro da página), ao mesmo tempo. Isso não é possível em outras linguagens como o cinema e literatura, por exemplo.

A interdisciplinaridade faz com que qualquer ponto de partida escale ao infinito. A educação que tem como bandeira a interdisciplinaridade não precisa de seriação, currículo padrão, livros didáticos, carteiras, lousa, lição de casa. Ela precisa de um educador tão curioso quanto seus jovens pupilos, disposto a navegar pelas possibilidades de narrativa que vão se apresentando a ele no caminho. O educador não precisa de um GPS, de um mapa detalhado e um único plano de ação. Ele precisa confiar em sua bússola interna.

Mauricio Zanolini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s