Nossa árvore
Árvores são inspiradoras porque representam organicidade, naturalidade, solidez. Comenius desenhou ele próprio a árvore que significa, ao mesmo tempo, o mundo e o conhecimento sobre ele. Com isso, já no século XVII, ele apresentava ideias de inter e trans-disciplinaridade, conhecimento integral e integrado, em sintonia com a natureza do ser humano e a natureza do universo.
Já adotamos a árvore de Comenius, em 1998, para o logo da Editora Comenius, que nasceu em primeiro lugar nesse projeto, que hoje se torna Universidade Livre Pampédia.
Quando da criação da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, em 2004, o logo também fez referência à árvore, sol e sementes.
Mais tarde vieram a Pampédia Educação e o Espaço Pampédia, agora fazendo alusão ao sol que, para Comenius, a Educação deveria representar: iluminando todos e todas.
E agora, a Universidade Livre Pampédia se anuncia para alargar a Pampédia Educação e o Espaço Pampédia, fazendo nova referência ao sol:
E assim, fica a árvore da nossa interação:
Muito bom, perfeito… “A árvore que remete à vida, que remete à força e solidez de suas raízes, à beleza de suas folhas e flores, a abundância da colheita de seus frutos e a multiplicação infinita por meio de suas sementes.”
Interação e símbolos perfeitos!
Universidade Livre Pampédia, seja essa, a grande semeadora de ideias e ideais, releitura de velhos e novos conhecimentos, uma nova leitura do SER como criação ante o seu CRIADOR, mentes abertas livres de amarras, o caminho do AMOR UNIVERSAL, nossa constante busca.
Quero fazer parte de tudo isso, ainda que seja apenas vibrando amor e sucesso.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Conheço os autores e seus pontos de vista desde 1994 época da Pedagogia Espírita, que tem me ajudado bastante na elaboração de projetos educacionais.
CurtirCurtir