Educar hoje – diálogos sobre as angústias de professores, pais e avós.

Em 2016, a Universidade Livre Pampédia ofereceu cursos on line divididos em dois grandes grupos temáticos: livros que propõe um novo olhar para o mundo em que vivemos, e os encontros on line EDUCAR HOJE: uma tarefa possível?, que propunham uma troca de ideias sobre os desafios da educação no mundo contemporâneo a partir de questões do dia a dia. Os cursos sobre os livros, além de outros sobre educação, estão disponíveis em nossa plataforma on line e podem ser feitos por qualquer pessoa a qualquer momento. O EDUCAR HOJE, que reune 26 vídeos com diálogos sobre diversos temas, está disponível a partir de hoje, gratuitamente, no canal da ULP no youtube.

eh

Nossa intenção, ao abrir o conteúdo do EDUCAR HOJE para acesso livre aos vídeos, é fomentar o debate sobre questões que causam tantas angústias e dúvidas em professores, pais e avós, diante da complexidade do mundo contemporâneo e dos desafios que a educação nos apresenta. Para que possamos buscar soluções, ampliar nossos horizontes, nos engajar em mudanças profundas e difíceis, precisamos ventilar ideias, encontrar interlocutores, exercitar o diálogo.Participam dessas conversas a pós-doutora em educação Dora Incontri (que é coordenadora geral da ULP), a psicopedagoga Claudia Mota, a psicóloga Claudia Gelernter, o filósofo Alessandro Bigheto (todos os três são professores da ULP), e Maurício Zanolini que é coordenador de projetos da ULP. No youtube, a oportunidade de comentar e de responder aos comentários de qualquer pessoa, vai aproximar o público dos professores e tutores da nossa universidade livre.

Nos diversos vídeos, falamos sobre como nós adultos formados pela educação repressiva e autoritária das antigas gerações, nos sentimos perplexos diante desse mundo de consumo, redes sociais, de fast food, de valores invertidos. Como nós professores, que atuamos numa escola claramente inadequada para a complexidade dos novos tempos, encontramos grandes conflitos existenciais, profissionais e pedagógicos em nosso cotidiano na sala de aula. Falamos sobre o que significa disciplina e quais são as causas do bulling. Sobre como mimar, barganhar e castigar tem consequências determinantes para o desenvolvimento dos indivíduos. Como o afeto na relação entre professor e aluno pode ser transformador. Também discutimos a violência e a não-violência na relação entre educador e educando, a diferença entre amor e mimo, os extremismos perniciosos da permissividade e do autoritarismo, e por fim o problema da medicalização de crianças e a busca por soluções químicas para sanar problemas, que têm um caráter essencialmente pedagógico.

Convidamos a todos para esse debate amplo e rico, para que possamos, através do diálogo, repensar nossas práticas, encontrar apoio e novas ideias, além de construir novos laços e amizades. Vamos fazer das redes sociais um campo produtivo de crescimento pessoal e social.

Equipe da Universidade Livre Pampédia

Uma resposta para “Educar hoje – diálogos sobre as angústias de professores, pais e avós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s