Ensino à distancia da Universidade Livre Pampédia

Acabamos de lançar uma plataforma com todos os cursos on-line que disponibilizamos ao longo de 2015 e 2016. Nossa luta é por levar conhecimento acessível e crítico, plural e interdisciplinar, demarcando o território da Pedagogia Espírita e de sua visão inclusiva e libertária, e esse é mais um passo dessa caminhada longa e desafiadora.

blog-plataforma

A educação à distância é uma das mais impactantes possibilidades da tecnologia que hoje nos cerca. O exercício da autonomia e o diálogo constante com diversos interlocutores, a teoria e a prática a poucos cliques de distância, a produção de conteúdo e a construção sólida de conhecimento são os pontos fortes do processo educativo que o acesso da internet nos propicia.

Em nossos cursos, incentivamos as pessoas a lerem textos originais para sentirem o espírito dos seus autores, a compreenderem o contexto histórico que produziu aquele pensamento, mostramos os possíveis paralelos com o contexto complexo no qual nós vivemos hoje. As redes sociais nos permitem manter um contato mais próximo com aqueles que buscam e que produzem conhecimento, por isso temos grupos para cada curso, para troca de impressões, de dúvidas e de outras fontes.

No próximo ano, produziremos mais cursos que aos poucos serão incorporados a essa plataforma. Alimentaremos assim os futuros itinerários formativos, divididos em núcleos interdisciplinares e eixos temáticos, onde aqueles que buscam saber mais poderão criar seus caminhos próprios na construção do conhecimento, navegando pelos conteúdos, fazendo conexões, produzindo reflexões. É a nossa contribuição para a árvore do conhecimento preconizada por Comenius, nosso grande inspirador e mestre.

A primeira leva de cursos se debruçam sobre temas como o pensamento de grandes educadores da história (e que são quase desconhecidos no Brasil), como trabalhar valores e fazer projetos interdisciplinares, a atualidade do pensamento de Sócrates, uma leitura crítica sobre o maior crítico da filosofia, e uma visão ampla sobre uma ideia universal de vida após a morte. Análise de livros e de seus autores: Zygmunt Bauman, Erich Fromm, André Comte-Sponville e Dora Incontri.

Até o final do ano, mais alguns cursos entrarão no plataforma. Fiquem de olho e divulguem para os amigos. Em tempos obscuros e de muita polarização, precisamos buscar o conhecimento para iluminar nossos caminhos.

4 respostas para ‘Ensino à distancia da Universidade Livre Pampédia

1. É com grande alegria que recebo esta boa notícia! Vivo em Lisboa e inspirada por este trabalho maravilhoso da Universidade Pampédia, criei com um grupo de amigos, uma associação para a educação e espiritualidade, com base nos princípios do Espiritismo e da Pedagogia Espírita. Tarefa difícil num país tão traumatizado pelos abusos do ensino confessional e onde o Espiritismo ainda é tão desconhecido e muitas vezes mal representado pelos centros espíritas existentes. Um estado laico, que dá à igreja católica, privilégios que mais nenhuma religião tem. Com uma lei de liberdade religiosa muito bem redigida mas muito mal interpretada e aplicada. Mas com algumas pessoas com muita vontade de transformar a educação e a história futura do seu povo.
    Estamos começando e a oportunidade de podermos estudar com vocês, será sem dúvida de grande valor para nós.
    Um abraço de gratidão a toda a equipe, pelo excelente trabalho que desenvolvem! ALexandra

2. Pingback: O espiritismo que queremos… | Blog da ABPE