Está nascendo a Universidade Livre Pampédia

mundus copy
Essa imagem está no livro “Orbis Sensualium Pictus” de Comenius e representa o mundo em sua origem, em seu frescor e liberdade. O “Orbis” foi o primeiro livro didático do mundo e era ilustrado, interdisciplinar, inter-religioso e multilingue, como pretende ser a Universidade Livre Pampédia.

Pampédia Educação, Espaço Pampédia, ABPE, Editora Comenius: a reestruturação

Você talvez já nos conheça de outras realizações, conspirações, sonhos, debates, ações ou movimentos. Alguns de nós chegaram no começo de tudo, outros um pouco depois e temos até o trabalhador da última hora. Mas, sem dúvida, preparamo-nos durante muitos anos para defender o que acreditamos e para estar fazendo o que, por ora, estamos.

São 16 anos de Editora Comenius, 10 anos de Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, 5 anos de Pampédia Educação e 3 anos de Espaço Pampédia. Durante esse tempo, entre tantas outras coisas…

• Militamos por uma educação transformadora, integral, em diálogo com as diversas áreas de conhecimento.

• Estudamos, pesquisamos, aplicamos e divulgamos a Pedagogia Espírita, das mais diversas formas, nos mais diversos meios.

• Mantivemos um espaço de formação integral, de diálogo inter-religioso, de fermentação pedagógica e cultural a partir do ideal de ensinar tudo a todos do educador Jan Amos Comenius.

• Realizamos cursos, projetos e congressos que envolveram interdisciplinaridade, espiritualidade, a partir de eixos temáticos, como Educação, Saúde, Artes e Filosofia.

Ou seja, o que fizemos durante todos esses anos foi o embrião do projeto a que estamos nos dedicando hoje: a construção de uma Universidade Livre. E este blog é a primeira ação dessa Universidade. Tudo na vida é uma cocriação e ao abrirmos esse canal, permitimo-nos compartilhar o que pretendemos e ouvir as ideais e estímulos que vêm daqueles que estão afinados conosco.

Para fazer a Universidade Livre nascer, estamos nos reestruturando da seguinte forma:

• A Pampédia Educação e o Espaço Pampédia integram a Universidade Livre Pampédia. Isso significa dizer que continuaremos a rodar todas as atividades de antes, mas dentro de uma outra perspectiva, com metodologia diferenciada.

• A ABPE passa a ser a matriz da Universidade Livre Pampédia, uma vez que dela vem raiz filosófica inspiradora. Todas as suas atividades, portanto, serão realizadas para dar subsídio a essa Universidade Livre.

• A Editora Comenius é a editora da Universidade Livre Pampédia.

• Mas tanto a ABPE quanto a Editora continuam a existir de forma independente da Universidade Livre Pampédia.

A Universidade Pampédia vai trabalhar com núcleos interdisciplinares, em interação com eixos temáticos, atividades, projetos experimentais e sociais e projetos editoriais.

E se você não entendeu nada até aqui, uma imagem vale mais do que mil palavras:

Slide2

Observação:

Dedicamos esse post a uma pessoa e a uma Instituição. Para Celso da Costa Frauches, pelo tanto de ações concretas que inspirou ao nos aconselhar a atuarmos como um centro livre de Educação. À Capemisa Social, pelo apoio financeiro a essa iniciativa.

Equipe Universidade Livre Pampédia

24 respostas para ‘Está nascendo a Universidade Livre Pampédia

    1. Continue acompanhando nosso blog, que você vai entender! Pois vamos explicar pouco a pouco como vai funcionar a Universidade Livre Pampédia e como cada um poderá participar!

      Curtir

  1. Parabéns pela persistência, pelo amor à causa da HUMANIDADE!
    Dora, você lembra quando esteve em Itajaí fazendo um Seminário sobre EDUCAÇÃO, no CE ANJO DA GUARDA e antes trouxemos vc ao LAR FABIANO DE CRISTO, mantido pela CAPEMI, hoje CAPEMISA? Teríamos alguma chance em trazê-la aqui em ITAJAí/SC em 2015?
    Abração!

    Curtir

  2. Aqui do outro lado do mar, estou vibrando com o futuro! Parabéns Dora e toda a sua equipe pelo trabalho inteligente, comprometido, sério e visionário!
    Alexandra Serra

    Curtir

  3. Sra. Dora, lhe conheço pelos seus livros, pelos quais aprendo muito e onde sinto um grande reencontro que só minhas concepções mais sutis podem explicar. É sempre uma grande alegria descobrir que não sonhamos sozinhos e descobrir essa obra no campo da educação UNIVERSAL, que vocês estão realizando na perspectiva da pedagogia espiríta, PARABÉNS a tod@s vocês!!! Sucesso, sabedoria e luz sempre!!!
    Sheyla G. Almeida

    Curtir

  4. O século 21 é pra ser uma página de luzes, ou digo, um laboratório de pessoas raciocináveis; no entanto e como não,
    a doutrina dos espíritas virou um calmante sem efeito e parado ao tempo.Precisamos de pessoas que raciocinam e
    questione ao mesmo tempo, uma universidade verdadeira que venha não só somar mais acrescenta que seja uma
    glória.O trabalha da irmã Dora é muito bom, mas ainda há de acontecer um ESCÂNDALO pra que acorde a movimentação espírita, quem sabe um dia se transforme em movimento.

    Curtir

    1. Olá Isabel! Acompanhe nosso blog que você vai entender, pois vamos explicar pouco a pouco! Mas só para dizer duas palavras: livre do enquadramento do Mec e livre para o aluno escolher seus itinerários formativos! Estamos iniciando a construção de uma proposta alternativa à universidade tradicional! Abraço

      Curtir

  5. Parabéns Dora a você e a toda a sua equipe, que Jesus abençoe essa nova iniciativa! Desejo muito continuar ligada ao Espaço Pampedia, um lugar que além de disseminar conhecimento e nos inspira, alimenta a alma!

    Curtir

  6. Tudo que li aqui foi inspirador, já estava passando da hora de uma reformulação do sistema educacional ligando conhecimento moral e intelectual! Postem mais sobre a universidade !!

    Curtir

  7. Parabéns aos participantes!
    Espero poder contribuir com esse projeto audacioso, porém necessário.
    Essa vontade de mudança, a temos em Brasília também. Há alguns projetos caminhando e outros iniciando, como o nosso (https://candangosolidario.wordpress.com/2014/12/01/brasilia-df-grupo-de-estudos-e-praticas-em-educacao-democratica-e-libertaria/). Vida longa a tudo que é belo e decente!

    Abc fraternos!
    Candango Solidário
    http://candangosolidario.wordpress.com/

    Curtir

  8. Sou solidária ao seu projeto. Sonho e comemoro esse sucesso junto com vc, Dora! Que as consciências possam ser ampliadas para compreender a magnitude da importância do seu trabalho e da filosofia da universidade livre. Que essa causa continue mobilizando os corações de mais pessoas para ancorar, concretizar, afirmar esse projeto pedagógico democrático mais coerente com a nobre causa cristã.

    Curtir

  9. A palavra mais apropriada no momento que passa é “GRATIDÃO”, em primeiro lugar a Deus e em segundo a toda equipe que se movimenta e faz movimentar esse projeto, pois visualizar, compartilhar, integrar, dialética, interdisciplinar, percepção, audição, sentimento, religiosidade, e muito mais, para acordar consciências pelo autoconhecimento, autorrealização e autoeducação, ou seja, com a visão do indivíduo em sua totalidade… É tudo de bom para o progresso humano e, consequentemente do Planeta Terra. Ensinar tudo a todos encontra eco em meu ser e não é de hoje, pois acreditar em si mesmo faz com que acreditemos no outro numa dialética interativa pela ação de oportunizar possibilidades e oportunidades para que o crescimento individual e coletivo aconteça de fato.
    Quero aproveitar o ensejo, para solicitar cantigas de rodas vivenciadas no Congresso que aconteceu em abril de 2014 com a música: Minha jangada vai sair pro mar, vou trabalhar, meu bem querer…. Eu particularmente gostei muito, se foi filmado ou se vocês tem gravado, compartilhe conosco ok? Desde já agradeço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s