Nesta semana, quinta-feira, às 17 horas, estreia o SEMEANDO ESPIRITUALIDADES, um programa semanal no canal Paz e Bem pra falar de espiritualidades, de forma plural e em diálogo, com convidados que vão trazer outras visões sobre essa tão essencial faceta humana. Mas sem nunca abandonar a crítica!
Apresentado por Dora Incontri e Mauricio Zanolini (eu mesmo!), o programa é uma parceria entre a Universidade Livre Pampédia e o canal Paz e Bem. Fundado pelo católico missionário Mauro Lopes, o canal-irmão da Pós TV 247 tem como foco o pluralismo religioso e ao diálogo fraterno com pessoas agnósticas e ateias. Com mais de 27 mil inscritos, é um espaço importante para ampliar a visão do público sobre esse tema.
A Universidade Livre Pampédia, com seus cursos com transmissão ao vivo e sua plataforma de cursos EAD, milita por uma educação livre, rompendo com escola tradicional em todos os níveis, e defende a necessidade de integrar na educação a dimensão espiritual, sempre de forma plural e inter-religiosa. E o trabalho de anos de produção da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, produzindo conhecimento através de projetos, publicações e congressos, buscando sempre o diálogo entre as diversas tradições espirituais, também encontra no canal Paz e Bem um lugar privilegiado para marcar um território para o espiritismo.
No Brasil o espiritismo tem uma história de pouco diálogo com outras denominações religiosas. As federativas e os pensadores espíritas em geral leem Kardec de forma reverente e fechada, incorporando na cosmovisão espírita as contradições da larga produção de romances espíritas psicografados e outros escritos, quase sem nenhum questionamento. E se não existe uma cultura de diálogo e crítica dentro do próprio espiritismo, que dizer das possíveis conversas entre espiritismo e as várias correntes teológicas do século XX, por exemplo? Um território virgem, esperando que viajantes de mente aberta e criteriosos se aventurem.
O vídeo acima é a entrevista que a jornalista Carla Pavão conduziu para apresentar o programa que estreia no dia 14 de maio as 17h00. Ela mesma apresenta um programa no canal Paz e Bem chamado Caminhos do Espiritismo (quartas às 6 da manhã), que foge do lugar comum dos conteúdos sobre o assunto que existem aos montes nas redes sociais produzindo “a visão espírita” sobre tudo. No programa, ela e seus convidados leem Kardec com profundidade.
No programa de estreia desta quinta, dia 14, vamos lembrar de Gandhi, Guimarães Rosa e Mary Shelley, com o objetivo de mostrar que é possível relacionar a espiritualidade com a ação política, a produção literária e tantos outros assuntos, já que ela está presente em tudo aquilo que é humano.
Não percam!