Em tempos de sombras, nossa luz acesa! Retrospectiva 2016

leaves of birch and water

Já é difícil levar adiante um trabalho de educação livre, alternativa, que inclui a espiritualidade – um projeto cultural sem fins lucrativos, numa sociedade que valoriza o lucro, o consumo e o materialismo. Mas avançar com uma proposta dessas, como a Universidade Livre Pampédia, no ano da graça de 2016, é um ato de ousadia e coragem.

Em meio a tempestades e ventanias, mas com o trabalho intenso de alguns poucos (ao todo 4 profissionais e 5 voluntários) e apoio de uma dezena de amigos e colaboradores, conseguimos atravessar o ano e mantermos as portas abertas. E o que é melhor, produzindo vídeos, aulas, cursos, textos para o blog, e estreando dois projetos novos: a Terapia Pedagógica e a Plataforma EAD.

Mas é justamente num momento conturbado como o que vivemos, no Brasil e no mundo, de inseguranças, incertezas, violências, retrocessos, é que mais devemos nos esforçar para manter acesos os faróis da liberdade, continuar com a construção de novos paradigmas e perseverar no anúncio de ideias emancipadoras.

Semear idealismo em tempos de fartura e de ventos favoráveis é fácil. Necessário é apontar caminhos, conservar a esperança e produzir com garra, no meio de um turbilhão de adversidades econômicas, oposições e dificuldades diversas, que enfrentamos diariamente.

Com tudo isso, temos ainda a agradecer. Como é de conhecimento geral, a Universidade Livre Pampédia, que está criando um caminho novo de ensino superior, construindo lentamente uma proposta plural e interdisciplinar, é mantida pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. E pela ABPE, recebemos, durante o ano, vários apoios financeiros (a maioria de pequeno valor, e alguns mais substanciais, mas eficazes para mantermos o trabalho) de pessoas físicas e jurídicas. Tivemos também o programa Apoie a ULP, que resultou em contribuições importantes e, o que é melhor, com a presença em nossos cursos EAD dos que contribuíram.

Em 2017, a luta continua, e já temos novo programa do Apoie a ULP, pelo qual as pessoas ou empresas podem se comprometer em nos ajudar mensalmente, com a contrapartida, do acesso aos nossos cursos on-line. E que, diga-se, de passagem serão bem apetitosos.

Dentro do que nos propomos a oferecer, elegemos dois campos de maior atuação em nossos EADs, em 2017. Um curso em vários módulos sobre Temas Políticos, numa programação não-partidária, mas histórica e conceitual, para que o público possa compreender melhor as questões políticas que influenciam a nossa vida diária e tenham elementos para pensar o Brasil e o mundo de forma mais lúcida e aprofundada. Já o curso sobre Livros, Tradições e Espiritualidade faz parte de nosso horizonte de trabalho inter-religioso, pelo qual nos empenhamos no diálogo e no resgate da espiritualidade, de forma crítica e plural. Outros cursos on-line mais focados em Educação também estão no pacote do Apoie. (Para ver o conteúdo de todos os cursos, clique aqui)

Além, é claro, do costumeiro, mas sempre reinventado, curso de pós, em Pedagogia Espírita, agora na forma semipresencial.

Agradecemos àqueles que estão conosco nessa jornada. Agradecemos àqueles que nos apoiam. Agradecemos àqueles que nos leem e nos acompanham. E unamo-nos cada vez mais em esperança ativa, trabalhando por um mundo melhor. Ele chegará pelo esforço de nossas mãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s