Em tempos de sombras, nossa luz acesa! Retrospectiva 2016

leaves of birch and water

Já é difícil levar adiante um trabalho de educação livre, alternativa, que inclui a espiritualidade – um projeto cultural sem fins lucrativos, numa sociedade que valoriza o lucro, o consumo e o materialismo. Mas avançar com uma proposta dessas, como a Universidade Livre Pampédia, no ano da graça de 2016, é um ato de ousadia e coragem.

Em meio a tempestades e ventanias, mas com o trabalho intenso de alguns poucos (ao todo 4 profissionais e 5 voluntários) e apoio de uma dezena de amigos e colaboradores, conseguimos atravessar o ano e mantermos as portas abertas. E o que é melhor, produzindo vídeos, aulas, cursos, textos para o blog, e estreando dois projetos novos: a Terapia Pedagógica e a Plataforma EAD.

Mas é justamente num momento conturbado como o que vivemos, no Brasil e no mundo, de inseguranças, incertezas, violências, retrocessos, é que mais devemos nos esforçar para manter acesos os faróis da liberdade, continuar com a construção de novos paradigmas e perseverar no anúncio de ideias emancipadoras.

Semear idealismo em tempos de fartura e de ventos favoráveis é fácil. Necessário é apontar caminhos, conservar a esperança e produzir com garra, no meio de um turbilhão de adversidades econômicas, oposições e dificuldades diversas, que enfrentamos diariamente.

Com tudo isso, temos ainda a agradecer. Como é de conhecimento geral, a Universidade Livre Pampédia, que está criando um caminho novo de ensino superior, construindo lentamente uma proposta plural e interdisciplinar, é mantida pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. E pela ABPE, recebemos, durante o ano, vários apoios financeiros (a maioria de pequeno valor, e alguns mais substanciais, mas eficazes para mantermos o trabalho) de pessoas físicas e jurídicas. Tivemos também o programa Apoie a ULP, que resultou em contribuições importantes e, o que é melhor, com a presença em nossos cursos EAD dos que contribuíram.

Em 2017, a luta continua, e já temos novo programa do Apoie a ULP, pelo qual as pessoas ou empresas podem se comprometer em nos ajudar mensalmente, com a contrapartida, do acesso aos nossos cursos on-line. E que, diga-se, de passagem serão bem apetitosos.

Dentro do que nos propomos a oferecer, elegemos dois campos de maior atuação em nossos EADs, em 2017. Um curso em vários módulos sobre Temas Políticos, numa programação não-partidária, mas histórica e conceitual, para que o público possa compreender melhor as questões políticas que influenciam a nossa vida diária e tenham elementos para pensar o Brasil e o mundo de forma mais lúcida e aprofundada. Já o curso sobre Livros, Tradições e Espiritualidade faz parte de nosso horizonte de trabalho inter-religioso, pelo qual nos empenhamos no diálogo e no resgate da espiritualidade, de forma crítica e plural. Outros cursos on-line mais focados em Educação também estão no pacote do Apoie. (Para ver o conteúdo de todos os cursos, clique aqui)

Além, é claro, do costumeiro, mas sempre reinventado, curso de pós, em Pedagogia Espírita, agora na forma semipresencial.

Agradecemos àqueles que estão conosco nessa jornada. Agradecemos àqueles que nos apoiam. Agradecemos àqueles que nos leem e nos acompanham. E unamo-nos cada vez mais em esperança ativa, trabalhando por um mundo melhor. Ele chegará pelo esforço de nossas mãos.