Grandes Pessoas para inspirar o mundo

Você clama por uma sociedade com valores mais sólidos? Se respondeu que sim, não está sozinho. Muitos são os que defendem a ética (na política, na profissão etc.) e buscam um mundo mais fraterno e justo.

Essa busca precisa ser feita sobretudo através da Educação inspirando as novas gerações a agir de maneira ética, positiva, respeitosa e solidária.

gp

Pensando nisso, em 2013, lançamos o projeto Grandes Pessoas, (pela Editora Comenius, parceira da Universidade Livre Pampédia) que fundamentalmente trabalha valores de forma interdisciplinar e inter-religiosa com o objetivo de despertar nos educandos o desejo de serem bons, de serem fraternos, a partir do conhecimento de diversas personalidades, de diferentes religiões.

Nossa metodologia se pauta em livros, materiais interdisciplinares e em orientações à distâ­ncia para os educadores trabalharem os conteúdos em seus contextos de atuação.

Grandes Pessoas são personalidades que viveram em diferentes momentos históricos, em diferentes locais, de diferentes etnias, de diferentes religiões e diferentes profissões. Temos músicos, pacifistas, astrônomos, educadores, médicos, etc. – pessoas que pertenceram a diferentes áreas do conhecimento.

E essas pessoas foram modelos de virtude, pessoas que agiram para melhorar o mundo, pessoas do bem. E são essas personagens, que queremos que as novas gerações conheçam. As crianças de hoje são estimuladas a valorizar personalidades que, na maioria das vezes, são conquistadores, guerreiros, combatentes, violentos, ditadores. Nas aulas de história, por exemplo,aprendemos com ênfase sobre César, Napoleão Bonaparte, Alexandre o Grande… Esses são os “heróis” que comumente conhecemos na escola. E também há os da televisão que, na verdade, acabam sendo anti-heróis, por não trazerem bons exemplos e boas inspirações para as novas gerações.

Esses grandes homens e mulheres que trabalhamos nesta série que já conta com mais de 15 livros são personalidades, como já dissemos, de diveras tradições espirituais. Como todas as escolas recebem crianças de diferentes credos, a nossa proposta promove uma construção de conhecimentos de forma plural, visando o respeito e a empatia com o outro, mesmo que esse outro seja diferente.

Assim, uma criança católica ou espírita, por exemplo, poderá conhecer a figura de Martin Luther King, que era protestante e que realizou um trabalho social fantástico em favor dos negros americanos. Uma criança cristã, de qualquer denominação, poderá admirar a vida da grande alma hindu, Mahatma Gandhi. A partir dessas relações e conhecimentos de diversas personalidades, favorecemos nas crianças a possibilidade de empatia com outras religiões.

E o principal que elas aprendem: que para ser bom não importa se você é católico, protestante, judeu ou hindu, todos podem ser pessoas do bem, independente do credo que seguem.

Escolhemos propositalmente pessoas de diversas religiões e ressaltamos essas diferenças durante a realização dos trabalhos com as crianças, pois é importante que elas saibam essas nuanças, sobretudo por conta das correntes fundamentalistas no mundo contemporâneo, que não dialogam com outros credos, fomentando a intolerância. Ensinar a respeitar a religião do outro é um dos objetivos centrais de nossa proposta.

Outra questão vital é a interdisciplinaridade. Não pretendemos somente trazer essas personagens para trabalhar o aspecto religioso, como modelo de ética, virtude, bondade e espiritualidade, mas também explorar as diversas possibilidades interdisciplinares, promover um conhecimento amplo e geral das personalidades: dados culturais, geográficos, históricos, artísticos, sociais, políticos, etc.

A ideia também é despertar vocações, inspirar projetos de vida, trabalhar com o conceito de sentido existencial – de que muitos jovens hoje estão esvaziados. Trata-se de mostrar como pessoas de diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos históricos e enfrentando obstáculos difíceis, se realizaram como seres humanos plenos, porque desenvolveram seus talentos e os ofereceram como contribuição à humanidade.

Agora, em 2015, demos mais um passo nesse projeto: criamos cursos online para adultos – especialmente aqueles responsáveis pela Educação de alguém – que também queiram entrar em contato com exemplos inspiradores de pessoas que deixaram vidas marcantes no bem. Com isso, esperamos contribuir para a adoção de novas posturas que possam nos levar a um mundo de paz e fraternidade. Nesses cursos, desenvolvemos a ideia da série e traçamos diretrizes de como trabalhar com os livros em projetos interdisciplinares.

Assim, a série Grandes Pessoas se torna um referencial de como trabalhar valores com as crianças, ao mesmo tempo, ampliando seu horizonte cultural, estético e existencial.

Equipe da Universidade Livre Pampédia

4 respostas para ‘Grandes Pessoas para inspirar o mundo