A menina e a escola do século XIX

Quais são os elementos que estão no segundo plano desta foto? Carteiras enfileiradas, a lousa, o giz, a mesa do professor, o chapéu de burro… O que mais? Agora, no primeiro plano, uma menina conversa comigo. Conseguem imaginar o que ela me disse?

Contextualizo a cena:

Essa foto foi tirada no “Black Creek Pioneer Village”, em Toronto, no Canadá. O local é uma espécie de macro réplica de uma vila no século XIX, onde os trajes, os hábitos, as construções, as casas, o comércio reproduzem o modo de vida dos pioneiros canadenses. Vários atores interagem entre si, com o local e com os visitantes como se tivessem voltado ao passado, trabalhando, cuidando da casa e vivendo a cidade como nos tempos idos.

Quando eu observava a escola da vila, chegou essa pequena correndo, e, num rápido relance, falou entusiasmada: …

Conseguem imaginar o que foi?

O que dizia a menina?

Luísa Módena Dutra

6 respostas para ‘A menina e a escola do século XIX

1. Deve ter dito que parece a sala de aula da escola dela! Um professor do século XIX, deve ser um dos raríssimos profissionais que se viesse dar aulas no nosso século, estaria perfeitamente “atualizado” e enquadrado na realidade que encontraria.