Universidade Livre Pampédia e o ensino a distância

Se, a princípio, a ideia não é absurda, então

não há esperança para ela. (Albert Einstein)

Levando em consideração os anos de pesquisa como mestre em linguística, no qual me debrucei sobre textos voltados para o ensino a distância e os quatorze anos de carreira em prol dessa mesma educação, percebi que os cursos voltados para essa modalidade de ensino, em sua maioria, nada mais são do que uma réplica do ensino tradicional,   na qual o educando é tratado como um depositário de conteúdos e precisa ser testado todo o tempo, seja por meio de participações superficiais em fóruns ou de provas e trabalhos, que estão ali para comprovar a sua capacidade de absorção de informações.

10899685_786817474724053_1406495488_n

Percebi que um sem número de vídeo-aulas, livros-texto, ambientes virtuais de aprendizagem e técnicas de interação, cumprem um papel muito mais informativo do que formativo, muito mais automático do que autônomo e os resultados são cada vez mais insatisfatórios. Tão insatisfatórios quanto o ensino tradicional, que tantos filósofos, educadores e psicólogos estão comprovando que matam a criatividade e não suprem a demanda atual que temos de construir uma sociedade melhor, mais justa, repleta de seres autônomos, capazes de refletir e agir sobre a realidade, inseridos nos mais diversos contextos.

Além disso, acompanhando as novas reflexões estimuladas pela notoriedade que novas práticas educacionais vêm conquistando (escolas democráticas e ações educacionais que incentivam a desescolarização, especialmente), concluí que conseguir repensar o ensino a distância de forma a torná-lo uma ferramenta útil a esse processo de quebra de paradigmas educacionais contribuiria para aumentar a oferta de ações educacionais inovadoras, alcançando maior número de pessoas, rompendo barreiras de tempo e distância.

A proposta educacional do ensino a distância na Universidade Live Pampédia surgiu, portanto, desse ponto, dessas reflexões-inquietações. A partir daí, as muitas reuniões que fizemos, giraram em torno de encontrarmos, juntos, uma forma de contribuirmos para a promoção de um ensino a distância que acompanhe as práticas inovadoras de Educação e contribua, de fato, para a formação integral do ser humano.

Concluímos que a liberdade de traçar o seu próprio caminho de aprendizagem é uma das muitas formas de liberdade que queremos oferecer. E que apresentar uma sugestão para a prática de ensino a distância, orientada por itinerários de desenvolvimento, daria aos participantes maior liberdade de pesquisa e de construção do seu próprio conhecimento, de forma a desenvolver uma aprendizagem significativa, que contribua para a ampliação de pesquisas, do debate filosófico e tenha como resultado ações concretas no mundo, capazes de transformá-lo positivamente.

A ideia é contribuir para uma educação democrática e humanitária. Democrática na medida em que coloca o participante como protagonista do processo de aprendizagem e humanitária porque todas as atividades são voltadas para a ampliação da visão de mundo e valor social do conhecimento adquirido e das competências desenvolvidas.

E em que ponto do trabalho estamos agora? Talvez você esteja se preguntando. Para sairmos do nível do planejamento e chegarmos à realidade, estamos buscando patrocínio para a criação do ambiente virtual de aprendizagem que materializará a nossa proposta. Por sorte e por afinidade, temos parceiros e amigos de ideal presentes e atuantes ao nosso lado. Agradecemos e convidamos a todos os que se identificaram com a nossa proposta a se juntarem a nós.

E vamos dando notícias dessa construção da Universidade Livre Pampédia, dessa construção de nós mesmos!

Viviane Ribeiro

5 respostas para ‘Universidade Livre Pampédia e o ensino a distância

1. É com imensa alegria que recebo esta notícia! Frequentava as aulas ao vivo, mas por motivo de doença na família, precisei me ausentar. Nao tenho dúvidas de que este projeto que se inicia, será de grande alegria, expansão de conhecimento e de consciência para muitas pessoas, dentro e fora do Brasil.

2. É com imensa alegria que recebo esta notícia. Frequentava as aulas ao vivo, mas por motivo de doença na família, precisei me ausentar. Nao tenho dúvidas de que este projeto que se inicia, será de grande alegria, expansão de conhecimento e de consciência para muitas pessoas, dentro e fora do Brasil