Cultura de Paz, estratégia ativa por um mundo novo

LU-100

Leandro Uchoas, em parceria com a Universidade Livre Pampédia, oferece um curso que é um convite para a reestruturação dos nossos valores e práticas, de forma a tornamo-nos instrumentos de construção de paz.

O curso “Cultura de Paz – Uma Introdução” é estruturado tomando por base os valores, as ferramentas e as biografias importantes para se construir uma sociedade não-violenta. Elabora a necessidade da construção de paz dentro de nós, em nível comunitário e no planeta. Na formação, atravessaremos conceitos como o de Comunicação Não Violenta (CNV), Processos Circulares, Simplicidade Voluntária, Consumo Responsável, Ativismo Não-Violento e Direitos Humanos. O participante vai ser capaz de elaborar estratégias variadas de atuar, nos planos pessoal e coletivo, como um instrumento de construção de paz.

Começaremos entendendo nossa relação com as outras dimensões da vida: a Natureza, os animais. Então, vamos mergulhar no conceito de Simplicidade Voluntária. A partir do reconhecimento de que não temos recursos infinitos em um planeta finito, a paz demanda levar uma vida mais simples, espiritualizada, preenchendo apenas nossas necessidades básicas e secundárias. A partir desse raciocínio, também vamos pensar nosso papel em uma sociedade de consumo, e entender como podemos reconstruir a economia, direcionando nossas ações individuais e coletivas como consumidores.

Aprofundaremos, no segundo encontro, nossas habilidades relacionais. Como podemos reelaborar a forma como nos comunicamos, e trazer qualidade para as trocas na relação, especialmente quando houver conflito. Vamos mergulhar nos fundamentos da Comunicação Não Violenta. Iremos, ainda, entender outros conceitos da Cultura de Paz, como o Trabalho com Propósito – quando conseguimos organizar nossa vida profissional a partir do propósito, estamos semeando paz interna e externa.

No terceiro encontro, partiremos para estratégias de ação efetivas. Começaremos entendendo o que propõe o Ativismo Social Não-Violento e suas variantes (Ativismo Espiritual e Ativismo Delicado). Nesse momento, mergulharemos também nas três principais trajetórias inspiradoras nesse campo: Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. Por fim, vamos estudar também as raízes da violência, o papel da desigualdade, a emergência dos Direitos Humanos como proposta de paradigma civilizatório, e a relação entre todos esses campos.

O participante do curso certamente entrará em contato com informações novas, conceitos recém-chegados no Brasil, e diferentes formas de se pensar a vida. O curso funciona como um convite para uma reformulação de visão de mundo, e permitirá que seu participante sinta-se, ao fim, como um agente vivo da mudança.

O curso acontece nos dias 11, 18 e 25 de julho de 2020, das 9h00 às 13h00 (totalmente on line, pelo Zoom). Para saber mais informações e fazer sua inscrição, entre no site da Universidade Livre Pampédia:

Leandro Uchoas é educador, ativista social e jornalista. Com pós-graduação em Cultura de Paz e Não-Violência na universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi. Dirige o Instituto Shanti Brasil, entidade de promoção de Cultura de Paz através do qual ministra cursos, círculos e vivências em Cultura de Paz, Comunicação Não Violenta (CNV), Masculinidade, Simplicidade Voluntária e Educação Para a Paz. Atua em ongs, abrigos, escolas e no Tribunal de Justiça. É de sua autoria o livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi” e o Jogo da Cidadania, de estímulo à participação cidadã. Foi um dos ganhadores do prêmio “Fazedores do Bem” em 2019.