Pensar o mundo com a Universidade Livre Pampédia – você está convidado!

ULPPensar o mundo, a sociedade, os valores, a existência e a vida… Não em forma de discursos banais de autoajuda. Conhecer mais o ser humano, desvendando seu psiquismo… Não em testes de internet. Praticar o conhecimento de forma interdisciplinar, encontrando pessoas para vivências significativas – esses os propósitos desse ano de 2018 na Universidade Livre Pampédia, em cursos EAD e em oficinas presenciais, além do nosso tradicional curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita.

Quanto estamos precisando de reflexões maduras e aprofundadas da realidade! Quanto estamos precisando entender melhor como funciona a mente humana, com suas agressividades, seus retrocessos infantis, sua capacidade de superação e sua sede de sentido! E quanto estamos precisando de convivência e aprendizado, em lugares cercados de natureza e com pessoas que valem a pena!

Nesse 2018, a Universidade Livre Pampédia oferece dois grandes cursos on-line (além de todos os que estão disponíveis na plataforma EAD): Temas e Livros da Filosofia e Psicologia, Psicanálise e Educação e uma série de oficinas interdisciplinares, com eixos temáticos variados, sempre num sábado à tarde, por mês, iniciando-se em fevereiro.

Captura de Tela 2017-12-20 às 13.13.15

Também mais uma vez, oferecemos a pós-graduação em Pedagogia Espírita, que nesses 14 anos de existência, tem impactado a vida de muita gente, pois trata-se de um curso que quebra paradigmas e introduz releituras da educação e do espiritismo.

O projeto da Universidade Livre Pampédia tem lutado bravamente para manter-se em seu posto batalhando por uma educação alternativa, interdisciplinar e que inclui a espiritualidade, como uma dimensão humana necessária ao pleno desenvolvimento dos seres e da sociedade. A crise econômica tem por consequência sufocar os projetos idealistas e transformadores. Aliás, a economia de mercado está aí para isso – para fazer funcionar só aquilo que é comercial, banal e no campo da educação, cada vez mais, fazendo dela um produto de grandes monopólios nacionais e internacionais, em escolas e universidades, onde o aluno é apenas um cliente que paga e recebe um ensino pasteurizado e acrítico.

Nesses tempos, portanto, em que se esfacelam as universidades públicas, sucateadas propositalmente, estamos aqui, produzindo o conhecimento que nos é possível, erguendo bandeiras necessárias e, às vezes, solitárias… mas cumprindo nossa missão. Temos uma rede de professores, especialistas, mestres e doutores, de muitos méritos acadêmicos e de muitas lutas pela educação e por grandes ideais, que têm ultimamente colaborado de maneira voluntária, para podermos permanecer de portas abertas.

Nossos leitores, alunos e ex-alunos e pessoas interessadas em geral podem se inscrever em nossos cursos, fazer assinaturas deles pelo ano todo ou ainda participar presencialmente de nossas oficinas e, com isso, alimentarem suas mentes com reflexões importantes e confortarem seus corações com esperanças de tempos melhores – tudo isso contribuindo para a manutenção do projeto.

5 respostas para ‘Pensar o mundo com a Universidade Livre Pampédia – você está convidado!

  1. Bom dia. Desde o ano 2000 comecei a frequentar uma Casa Espírita (Centro Espírita Leon Dennis), levada por uma amiga, num momento bastante difícil de minha vida. Não fiquei restrita a assistir palestras, trabalhei como voluntária na assistência à população de rua, como Massoterapeuta, com doações, enfim….eu contribuí. Hoje cuido de minha mãe com 92anos, não tenho mais vida social, nem posso me ausentar (Ela é totalmente dependente). Esta semana assistindo uma palestra da Dora Incontri, ouvi algo que costumo questionar, a respeito de locais para o estudo da Pedagogia Espírita, não ficarmos restritos a palestras muito parecidas umas com as outras…A necessidade de se buscar o conhecimento “sem mesmice “….

    Curtido por 1 pessoa

    1. Livre no pensar, no caminhar, no ir e vir constante de nossas ações, sabendo que nossa liberdade termina onde começa a do outro, busca incessante na caminhada do hoje e se Deus permitir, a de amanhã, quem sabe!!!.

      Curtir

  2. É um elento saber da existência e persistência de vocês, cada vez mais encontro pessoas e grupos no movimento espírita sobre as quais costumo dizer, o livro que eles leram não foi o que eu li…este processo tem sido muito desgastante…

    Curtir

      1. Sem os atritos da matéria, as necessidades, a fome, a dor, o espírito, puro espírito, não se desenvolveria, não teria que buscar meios de sobrevivência, superação da dor, trabalho… a matéria estimula o espírito…

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s