EAD no Face… O que deu?

dog in front of laptop

Muitas reticências sempre coloquei em relação ao ensino à distância. Ainda acho que nada substitui o olho no olho e na Universidade Livre Pampédia, o quanto pudermos, e as pessoas quiserem vir até nós ou nós até elas, nós insistiremos em fazer encontros presenciais.

Mas não se pode negar que, com a internet, as distâncias se encurtaram no mundo. E, embora haja muitos solitários atrás das telas, há a possibilidade infinita de troca, de aprendizado, de compartilhamento, desde que ela seja usada com responsabilidade e idealismo.

Estamos assim preocupados, em nossos projetos, de tornar esse “à distância”, menos distante; esse de longe, mais perto e essa interação, mais dinâmica. Fizemos nesse sentido uma experiência, que está terminando, de um curso on-line pelo Facebook: Conversando com Sócrates do século XXI. E o resultado foi muito interessante: 100 pessoas participando, o que seria muito tumultuado num curso presencial (apesar de que nem todas as pessoas inscritas de fato participaram com comentários, respostas e trocas). A dinâmica mais lenta, mais travada do moodle (plataforma com a qual já trabalhamos) ficou superada pela agilidade do Face. Todo mundo está a toda hora ali, na rede social, então todos estão vendo (senão curtindo e comentando), as postagens, as interações, os materiais propostos. Rápido, fácil e sem necessidade de intermediários. Os próprios alunos se ajudaram mutuamente nas questões levantadas, alguns trouxeram contribuições importantes, além das colocadas por nós, professores e tutores.

Todo mundo sabe mexer no Face, não houve necessidade de aprendizagem, de login, de reservar um tempo específico para sentar e entrar no curso. A qualquer hora do dia e da noite, havia gente visualizando, curtindo, participando. Do computador, do tablet, do celular…

Não ficou chato, frio, distante, pelo menos para mim, que entrei todo os dias e comentei muitos comentários, e esclareci várias dúvidas e lancei algumas questões provocativas.

Como Luis Colombo demonstrou em sua tese, que virou livro da Editora Comenius, Comenius, Educação e Ciberespaço, só é possível realizar os ideais pedagógicos (e pampédicos) de Comenius com as redes do mundo contemporâneo. Ao mesmo tempo ,são esses ideais que fornecem um paradigma ético e educacional para o uso dessas tecnologias.

A experiência foi muito boa e precisamos insistir em propor modelos de EAD que atendam essa demanda de participação rápida e de interação fácil, com consistência conceitual.

Faremos outros! Já, já!

Equipe Universdade Livre Pampédia

2 respostas para ‘EAD no Face… O que deu?

1. Foi muito interessante participar, embora eu tenha tido pouca participação. O material é disponibilizado maravilhoso, instigante. As discussões agregaram ideias, aprofundaram e socializaram o conhecimento.
    Tenho grande resistência com cursos em EAD, a energia que flui no contato direto, o calor humano e as conversas no corredor e no café se perdem.
    Valeu a experiência, aprendi e muito.
    Obrigada pela oportunidade

2. tive um pouco de dificuldade de entender o funcionamento do curso e também tive problema com os vídeos que abrem, mas não rolam e assim perdi os comentários da Dora e do Alessandro.
    Gostei de conhecer e conversar com pessoas inicialmente desconhecidas, mas que foram se tornando colegas gerando trocas produtivas. Conhecer outros olhares sempre é enriquecedor e também permitiu uma revisão no próprio conhecimento e de investigarmos o momento que vivemos e perceber quanto daquele mundo de a.C está entre nós. Creio que todos aprendemos e também temos de melhorar para que possa levar estes cursos para áreas bem distantes da nossa e ampliar o Curso e as posturas em relação a uma pedagogia mais humanista e voltada para a pessoa humana.