Ecos do II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade

Um dos objetivos desse blog é compartilhar com vocês o nascimento da Universidade Livre Pampédia. Então, hoje, resgatando alguns vídeos que representam a nossa trajetória, escolhemos um para compartilhar:

Nele, você ouvirá alguns depoimentos de alunos da pós-graduação em Pedagogia Espírita e de participantes do V Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita e o II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade, realizado no ano passado e que foi um marco para a nossa reestruturação. Tratou-se de um evento com muita pluralidade, interdisciplinaridade, troca de experiências e formação de rede. Essa experiência somada aos projetos que o antigo Espaço Pampédia abrigou – como os Cafés Pedagógicos, o Dia de Pampédia, a  Terapia Pedagógica, a expansão da coleção Grandes Pessoas e os cursos de Pós Graduação em Pedagogia Espírita – nos levaram a uma reflexão e a uma renovação, que você está acompanhando nas linhas que escrevemos por aqui e em cada nova iniciativa nossa. Então mais do que apenas acompanhar, gostaríamos de convidá-lo para participar mais ativamente, deixando um depoimento que responda à seguinte pergunta: “O que você pensa sobre essa Educação plural, inter-religiosa e que contempla todas as dimensões do ser humano que estamos propondo?”

923564_852844241399357_6298182533393868436_n

Equipe Universidade Livre Pampédia

Uma resposta para “Ecos do II Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade

  1. Olá,

    Essa Educação plural, inter-religiosa e que contempla todas as dimensões do ser humano é a única maneira que pode tornar o homem verdadeiramente emancipado, protagonista de seu desenvolvimento (individual e coletivo).

    Por meio dela pode-se chegar ao senso de respeito e justiça necessários para que sejamos uma sociedade verdadeiramente livre, dona de seus recursos. De mente livre – como anunciado do vídeo.

    Mas não é só isso, o espírito dessa educação é tão presente dentro de nós, que basta um pequeno vislumbre do futuro possível através dela para que deixemos de querer olhar para trás. “The shadows of the future” (a sombra, a perspectiva do futuro) nos move adiante. É ela, o caminho, a finidade.

    E por isso está relacionada à fé, porque por ela acreditamos na perfectibidade do homem, sem o que seria em vão qualquer esforço pedagógico.

    Finalmente, para mim essa educação é motor, movimento e combustível, faz-me não desistir jamais. É a busca, o amor.

    Um grande é inspirado beijo!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s